Pular para o conteúdo principal

No Coração do Mar (2015)

  É um filme norte-americano de aventura que se passa no ano de 1820, onde o navio baleeiro Essex zarpa da Ilha Nantucket (Massachusetts), em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo inexperiente Capitão George Pollard, que tem como primeiro imediato Owen Chase, que sonha em ser capitão e limpar o nome da família, mas, para isso, tem uma meta a ser cumprida, posta pelo seu empregador para realizar tal sonho. Ao longo do filme vemos a tensão aumentando pela disputa de poder da tripulação entre o capitão e o primeiro imediato.

  O filme é inspirado na tragédia marítima da vida real, que serviu de inspiração para o clássico universal escrito por Herman Melville: Moby Dick, publicado em 1851.

   A superprodução dirigida pelo ganhador do Oscar, Ron Howard ( O Código Da Vinci, Anjos e Demônios, InfernoApollo 13, Rush: no limite da emoção) conta com um elenco de peso, entre os principais estão: Chris Hemsworth (Thor), como Owen Chase e protagonista do filme; Cillian Murphy ( Tommy Shelby em Peaky Blinders), como Joy; e Tom Holland (nosso queridinho Homem-Aranha) como Thomas Nickerson, narrador da história e também interpretado numa versão mais velha por Brendan Gleeson. O longa também conta com as participações de outros atores de Peaky Blinders: Paul Anderson (Arthur Shelby) e Charlotte Riley (May Carleton, adestradora de cavalos de Tom); e com alguns atores de Game Of Thrones :  Michelle Fairley , Joseph Mawle e Donald Sumpter.

  O ponto forte do filme com certeza são os efeitos visuais e sonoros simplesmente impecáveis, que nos proporcionam uma noção mais realística e precisa de como foram tais eventos.


  Além disso, outro ponto que se destaca é a maquiagem e o emagrecimento do elenco para a gravação. A seguir vemos dois exemplos, a comparação de Chris Hemsworth e Cillian Murphy:
  Apesar de não aparecer muitas vezes (como de costume em filmes com grandes monstros), sempre que a baleia aparece, se mostra imponente e mortal, ao mesmo tempo ficamos perplexos com tamanha grandiosidade e beleza e assustados com o grande monstro marítimo. Também é interessante o ponto em que o papel de caça e caçador se invertem em determinado ponto do filme.

  Se você, assim como eu, gosta de filmes estilo "Piratas do Caribe", com certeza este é um que vale a pena ver e provavelmente você também vai gostar, pois possui a mesma pegada, só que mais puxada para a realidade, diferente de Piratas do Caribe que explora muito a fantasia.
   
⚠️ASSUNTO IMPORTANTE:⚠️
   Apesar de o filme se passar em 1820, infelizmente, até nos dias de hoje deparamos com situações comuns que deveriam ter ficado no passado. A caça às baleias para forma comercial havia sido proibida em 1986, mas, infelizmente, no dia 1º de Julho de 2019, o Japão voltou a realizar a pesca comercial, desapontando vários ambientalistas. Alegando ser parte da cultura local o consumo de carne de baleia, o Japão vem matando cerca de 200 a 1,2 mil baleias por ano com a justificativa de "fins científicos" para verificação dos níveis populacionais e se estão ou não ameaçados de extinção. Tais "fins científicos" são meio suspeitos uma vez que após capturado e "estudado" a carne do animal é vendida comercialmente, você não acha? 

No século XX foram abatidas mais de 2 milhões de espécies.

Apoie essa causa, segue links de petições contra a caça à baleias:




Sinopse:


A tripulação do Essex, um barco baleeiro, deve fazer o impossível para sobreviver em uma ilha deserta após sofrer brutal ataque de uma baleia gigante."



Informações sobre o filme:


Gênero: aventura/épico/drama/fantasia
Classificação: 14
Duração: 2h02min
Nota no IMDb: 6,9

Minha Nota: ★★★★












Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cruella (2021): luxuoso, extravagante e com uma boa história de vingança, a fórmula por trás do melhor live action da Disney.

      Na última semana estreou o novo longa de comédia dramática da famosa vilã da Disney, Cruella, e já pode se dizer que é o melhor live action já feito pelo grande estúdio. O filme conta a história de Estella, uma garota criativa, inteligente e ambiciosa, que acaba sofrendo uma tragédia em sua infância e precisa começar a se virar sozinha daqui para a frente. Anos se passam e Estella cresce, agora é uma mulher que anseia ocupar um lugar de reconhecimento na moda, chamando a atenção da Baronesa, uma famosa estilista e design de moda. Com a aproximação das duas, segredos são descobertos e Estella começa a mostrar sua verdadeira natureza, seu lado rebelde e vingativo, começando a chamar a si mesma de Cruella.    Emma Stone (Estella/Cruella) e Emma Thompson (Baronesa) foram com certeza um “acerto na mosca” na escolha do elenco, as duas desempenharam tão bem seus papéis (o que não é novidade, já que ambas já faturaram o Oscar de Melhor Atriz) que não tenho recei...

La La Land (2016)

  Maior vencedor do Globo de Ouro 2017, o musical retrata um romance entre um pianista e uma atriz na eletrizante cidade de Los Angeles.     A performance de Ryan Gosling e Emma Stone é notável, tendo inclusive rendendo o Oscar de melhor atriz à Emma.  Al ém do Oscar de melhor atriz, La La Land também faturou os Oscars de melhor diretor, melhor direção de arte, melhor trilha sonora original e melhor fotografia, que são pontos fortes do filme.   Eu particularmente não sou muito chegado a musicais, mas o enredo, a trilha sonora e a fotografia me fizeram amar esse. Um aviso: não é um romance do tipo "clichê". Sinopse :   "O pianista Sebastian conhece a atriz Mia, e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva Los Angeles, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto perseguem fama e sucesso." Informações sobre o filme : Gênero: musical/romance Classificação: L (livre) Duração: 2h...